Lombo de Porco no Forno

Tem visitas para uma refeição e não sabe o que fazer? Não tem muito tempo em mãos e gostava de fazer algo saboroso, simples e do agrado de todos? Nós achamos que o lombo de porco no forno é uma excelente escolha para essas situações onde tem que ter as mãos livres para fazer múltiplas coisas. O lombo leva algum tempo a cozinhar é verdade e deverá ser temperado de véspera mas tem a vantagem de não precisar de muito do seu tempo quer na preparação quer em supervisão.

Esta receita é também ideal para uma refeição de fim-de-semana em família, um domingo por exemplo. Sábado pode deixar a carne temperada e domingo basta colocá-la no forno e fazer os acompanhamentos.

Receita de Lombo de Porco no Forno

Tempo de preparação: 1h e 15m
Rendimento: 4 a 6 pessoas

Ingredientes

  • 1 lombo de porco de (+/- 1 Kg)
  • vinha d’alhos (massa de pimentão com vinho branco, alho e sal)
  • 5 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • meio litro de vinho branco
  • azeite q. b.

Preparação

1. Deixe o lombo temperado de véspera mas antes de temperar pique o lombo com um garfo em vários sítios para ajudar a entranhar o tempero.

2. Coloque o lombo numa travessa de levar ao forno barrado com a vinha de alhos, com os alhos esmagados e o louro por cima e regue com um fio de azeite. Adicione ainda o vinho branco mas não directamente por cima do lombo mas de lado para não retirar o tempero.

3. Leve o lombo ao forno a 220º e deixe cozinhar durante cerca de 1 hora. De 10 em 10 minutos vá regando o lombo com o molho.

4. Corte o lombo em fatias de aproximadamente 1 dedo e sirva com os seus acompanhamentos preferidos.

Dicas/sugestões/notas

  • Pode fazer um corte no lombo para verificar se já está cozinhado.
  • Sugerimos que sirva o lombo acompanhado de arroz branco polvilhado com sementes de linhaça e uma salada verde. Alternativamente as batatas fritas cortadas em palitos são sempre também uma saborosa alternativa de acompanhamento.



Também poderá gostar de...

Costeletas de Borrego Grelhadas
Peru com Legumes Salteados
Massa com Frutos do Mar

Comentários

Deixe o seu comentário